Biscuit
Como não não existe uma única massa para biscuit cada artesão costuma adaptar a fórmula básica às suas necessidades e ao tipo de trabalho que pretende fazer, levando em conta o tamanho e o estilo da peça.
Com a prática você também será capaz de fazer as suas próprias modificações e descobrir a melhor receita para desenvolver o seu trabalho.
A seguir vai uma receita da massa para ser feita no fogão. A receita feita em forno microondas é um pouco diferente, você pode encontrá-la com passo-a-passo no site da Anna Modugno.
Ingredientes:
- 2 xícaras (de chá) de amido de milho (Maizena)
- 2 xícaras (de chá) de cola Cascorez Extra (rótulo azul) ou Cola Cascorez Porcelana Fria;
- 2 colheres (de sopa) de vaselina líquida;
- 1 colher (de sopa) de vinagre ou suco limão (age como conservante);
- 1 colher (de sopa) de creme para mãos (não gorduroso) para sovar a massa.
Obs: utilizar colher de pau e panela com revestimento anti-aderente (para fogão).
Preparo:
1 – Coloque todos os ingredientes na panela (com exceção do creme para as mãos) e misture bem para dissolver o amido de milho (se puder bata a massa na batedeira);
2 – Leve ao fogo brando e mexa bem com a colher de pau até que a massa forme uma bola e se solte do fundo e das laterais. Evite deixar que as sobras que costumam ficar na borda da panela se incorporem à massa;
3 – Depois de pronta coloque a massa numa superfície (tampo de mármore, pedra) untada com o creme para as mãos e sove-a por vários minutos, ainda quente, até ficar macia;
4 – Quando a massa estiver totalmente fria acondicione-a num saco plástico (ou envolva-a em filme plástico) bem fechado para não ressecar.
Não conseguiu fazer a massa ou tem outras dúvidas?
Clique aqui e veja as principais dúvidas sobre o preparo da massa.
Clique aqui e veja as principais dúvidas sobre o uso da massa
Oi pessoal, vou passar para vocês agora duas receitas de papel machê, uma que leva papel higiênico e outra que leva jornal. Qualquer uma das duas funciona, faça a que você achar mais conveniente. Com o papel machê dá para fazer variadas esculturas, vasilhames, máscaras e uma infinidade de coisas, é só ir experimentando.
Receita 1
Material necessário: 1/4 de rolo de papel higiênico; farinha de trigo; gesso em partes iguais a da farinha de trigo e cola branca.
Etapas:
1 – Corte o papel em pedaços bem pequenos e deixe-os de molho em bastante água durante a noite; Ferva-os na mesma água, durante uma hora. Para obter melhor qualidade no trabalho, é importante que o papel fique completamente desmanchado;
2 – Em seguida coe o papel num pano, até tirar toda a água. Coe de cada vez quantidades que você possa espremer facilmente com as mãos e não misture esses “bolos” entre si;
3 – Depois de espremido todo o papel, acrescente o gesso e a farinha de trigo, previamente misturados. A proporção para a massa é de uma colher de sopa cheia da mistura farinha-gesso e uma colher de sopa de cola fria, para cada “bolo” de papel;
4 – Amasse bem, até obter uma pasta homogênea. Se estiver muito seca pode esfarinhar. Neste caso, acrescente água aos pouquinhos, até obter o ponto em possa trabalhar a massa. Se a água começar a escorrer entre os dedos, é porque você colocou quantidade excessiva. Neste caso, acrescente um pouco mais de gesso.
Obs: Não prepare quantidade maior de massa do que aquela que você pretende usar, pois uma vez seco o gesso, não será possível aproveitar a massa. Se desejar fazer escultura com esse material, não use gesso, ao preparar a mistura. Faça-a apenas com o papel, farinha e cola fria, na proporção indicada anteriormente.
Receita 2
Material necessário: jornais; cola fria e um recipiente.
Etapas:
1 – Rasgue o jornal em pedaços não muito grandes e coloque-os em um recipiente;
2 – Despeje sobre eles água e deixe o papel amolecendo por 24 horas (ou, no mínimo, por 10 a 12 horas). Acrescente um pouco de água sanitária para tirar o mal cheiro;
3 – Esprema a massa para tirar o excesso de água e bata no liquidificador;
4 – Recoloque as bolas formadas no recipiente, adicione a cola e forme uma massa, de preferência, compacta; trabalhe-a bem com as mãos e ela está pronta para ser usada.
Obs: Se você quiser pode passar um verniz para dar brilho na peça e também para impermeabilizá-la.
Fonte: Arte Educação
Termolina Leitosa Encontrei na net essa receita de termolina leitosa que você pode fazer em casa.
Para quem não sabe, a Termolina é um impermeabilizante para tecidos, isopor e papel. A termolina serve para evitar o desfiamento de bordados e para fazer endurecer o crochê. Você também pode passar a termolina sobre as figuras para découpage deixando-as impermeabilizadas.
Você vai precisar de: cola branca comum, álcool líquido (não serve álcool em gel) e água.
Misturar:
- 2 medidas de cola branca;
- 1 medida de água;
- 1/2 medida de álcool líquido.
Use a medida que achar necessária, pode ser colher, xícara, copo, etc. Por exemplo, se for usar colher de sopa você vai misturar 2 colheres de cola branca com 1 colher de água e meia colher de álcool, fácil né?
Misture tudo em uma vasilha e mexa até obter consistência homogênea, como um creme.
Obs: Essa receita serve para ser usada toda de uma só vez, não pode ser guardada, por isso faça pequenas quantidades, só o suficiente para usar.
Poderá também gostar de:
Papel Reciclado
Vamos contribuir um pouco para a natureza reciclando o papel que jogamos fora todos os dias. É muito fácil reciclá-lo e você pode aproveitá-lo não só no dia-a-dia mas também usá-lo de forma criativa para fazer cartões de visita, convites, embalagens, etiqueta de produtos artesanais (que fica muito legal) e muito mais, aproveitem!
A receita abaixo utiliza alguns materiais que não são usados em outras receitas mas você pode adaptar a receita de acordo com suas necessidades.
Materiais: papel para ser reciclado; folhas secas diversas (se quiser); essência (se preferir com cheirinho); corante (Tintol) ou anilina; bacia de plástico; liquidificador; bastidor e tela (moldura) retangular no tamanho A4.
Como fazer:
1 – Separe os papéis que serão reciclados e coloque em uma bacia com água.
2 – Deixe de dois à três dias, até que tenham dissolvido.
3 – Triture todo o papel no liquidificador, adicione o corante e bata novamente.
4 – Despeje o líquido em uma vasilha grande e misture a essência e as folhas secas;
5 – Encaixe o bastidor na tela e, sem soltar, passe-o no fundo da vasilha;
6 – Deixe escorrer a água. Com uma esponja retire o excesso de água passando-a por baixo da tela;
7 – Tire o bastidor e coloque um pano limpo sobre a tela para secar a folha.
8 – Aperte até a folha grudar totalmente no tecido.
9 – Pendure a tela em um varal ou deixe sobre uma superfície lisa.
10 – Retire o papel da tela depois de seco e utilize.
Se você não entendeu ou tem dúvidas de como fazer, clique aqui para assistir um vídeo de como reciclar papel.
Fonte:
Portal de Artesanato